19 novembro 2005

Além de gostar de ler poemas ( e arriscar na criação ), despertou-me a curiosidade de explorar a técnica literária que envolve esse tema.

Para começar, resolvi sanar uma dúvida inquietante:

Qual a diferença entre Poema e Poesia?

Em uma rápida pesquisa no Google, localizei algumas definições. Segue a que mais me chamou a atenção.

BRASIL, Assis. Vocabulário técnico de literatura. São Paulo: Tecnoprint, 1979

"Poema é o ´objeto` poético, o texto onde a poesia se realiza, é uma forma, como o soneto que tem dois quartetos e dois tercetos, ou quatorze versos juntos, como é conhecido o soneto inglês. Um poema seria distinto de um texto ou estrofes. Quando essa nomenclatura definitiva é eliminada, passando um texto a ser apresentado em forma de linhas corridas, como usualmente se conhece a prosa, então se pode falar em poema-em-prosa, desde que tal texto (numa identificação sumária e mecânica) apresente um mundo mais ´poético` ou seja, mais expressivo, menos referente à realidade. A distinção se torna por vezes complexa. (...) a poesia pode estar presente quer no poema que é feito com um certo número de versos, quer num texto em prosa, este adquirindo a qualidade poema-em-prosa".

Já poesia, Assis Brasil define como:

"(...) uma manifestação cultural, criativa, expressiva do homem. Não se trata de um ´estado emotivo`, do deslumbre de um pôr-do-sol ou de uma dor-de-cotovelo; é muito mais do que isso, é uma forma de conhecimento intuitivo, nunca podendo ser confundido o termo poesia com outro correlato: o poema".


O artigo completo pode ser visto no endereço abaixo.

http://www.sobresites.com/poesia/artigos/poema.htm